sábado, 2 de abril de 2011

Morra vazio


Uma das formas de encontrarmos encorajamento e inspiração é, sem dúvida, olharmos os bons exemplos e o legado que algumas pessoas nos deixam. Alguns conhecemos de perto, outros escutamos e lemos histórias a respeito, uns estão aqui, outros já se foram, mas existe uma coisa comum entre todos - Eles deixaram uma marca indelével em nossos corações. Eu ainda penso muito na morte do meu amigo e nas marcas que ele deixou na minha vida. A esposa dele é minha melhor amiga, mas ele não a usou como atalho para chegar ao meu coração, ele fez seu próprio caminho. Ele me ensinou um dos verdadeiros sentidos da amizade: Honra! Eu ainda coleciono pequenos gestos, que na verdade foram grandes. Quando estive na Bahia, no início de 2010, passei 20 dias na companhia dessa família querida. A maior parte do tempo em que interagíamos minha amiga estava em casa, mas houve um dia que não. Ela precisava trabalhar e ele estava de folga...Lá vem um dia estranho...pensei. Mas foi um dia divertidíssimo! limpamos a casa, tocamos violão, colhemos frutas no sítio, conversamos, assistimos filme, passeamos pelo centro da cidade, visitamos outros amigos...Eu me senti bem e à vontade! Ele era meu amigo no sentido pleno da palavra e eu não sabia. Aquele dia vai ficar pra sempre no meu coração. Ele me deu uma coisa de presente que ele mesmo tinha muito pouco: Tempo. Sem contar outros gestos como, dormir no "colchão inflável" no chão com minha amiga, para que a "visita" dormisse na cama, idas "não programadas" ao Habibs por ocasião da minha presença, a piada recorrente do "jacaré na parede"...coisas que o tempo não pode apagar. Isso me faz pensar na minha própria vida e no tipo de marca que estou deixando na vida das pessoas. Quando deixarmos essa "casa" temporária em que vivemos, só restará uma coisa: Nossa essência. Que tipo de legado estamos deixando? Como as pessoas saem da nossa presença, melhores ou piores que antes? Quanto amor colocamos nas coisas que fazemos ou nas conversas que temos? Quantos "eu te amo", "eu sinto muito", "eu te perdôo" não ditos ecoarão de nossas sepulturas? Uma frase interessante que escutei do Pr. Anésio, da Comunidade Carisma, foi "Morra vazio". Gaste todo o seu potencial, viva uma vida abundante, ame profundamente a Deus e as pessoas, viva o presente, é tudo o que você tem por agora. Enquanto há vida, há esperança.

No hay comentarios: