domingo, 9 de enero de 2011

2011 e o misticismo cristão


Salmo 8

Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade.

Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,

que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?

Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.

Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:

ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo;

as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.

Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!


O salmo 8, é um dos meus salmos favoritos. Ele foi escrito pelo rei Davi e expressa uma profunda adoração a Deus através da contemplação da natureza. Todo início de ano acontece uma espécie de "misticismo cristão" e é comum ouvir frases como "esse será o ano da colheita", da abundância, porção em dobro, restituição. Logicamente Deus é muito vasto e tem prazer em abençoar os seus filhos, mas é muita ingenuidade nossa acreditar que todo ano será prospero e abençoado e que estaremos livres de tribulações. 2010 foi um ano assim para mim e vários amigos. Comparando a nossa vida com o solo, foi um ano de queimadas.

O fogo mata os microorganismos do solo; esgotam-se as reservas decrescimento das gramíneas; o capim começa a desaparecer,deixando o solo descoberto e sem proteção; a ação dos ventos e das chuvas leva os nutrientes da terra e o solo fica compacto e suscetível ao estabelecimento de algumas espécies de invasores, além de sérios danos ambientais (Gisele Rosso, Embrapa)

O fogo significa provação mas também purificação. Esgotaram-se as nossas reservas, nosso solo ficou pobre e sem nutrientes. Esse é o momento em que Deus pode, finalmente, ser o nosso tudo pois já não nos resta nada de nós mesmos. Há um poder maravilhoso nisso, pois nos leva a crer que estamos no caminho certo, quase prontos para receber as bençãos. O Pr. René Kivitz, chamou atenção para um fato interessante: O primeiro dia de 2011, iniciou-se num sábado, dia de descanso, segundo a lei de Moisés. Segundo essa mesma lei, a cada sete anos, o solo deveria estar em repouso, e esse ano se chamaria "sabático":

mas no sétimo ano haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha. Levítico 25:4

O que nascer de si mesmo da tua sega não segarás, e as uvas da tua vide não tratada não vindimarás; ano de descanso solene será para a terra. Levítico 25:5


Acredito não ser banal o fato de 2011 iniciar-se em um sábado. Creio que há uma promessa nisso. Uma promessa de paz e descanso. Não um ano de milagres extraordinários ou grandes conquistas, mas um ano de irrigar e arar o solo, preparando-o para um novo plantio. Não podemos plantar em uma terra queimada e sem nutrientes. É tempo de "crescer pra baixo" ou seja aprofundar raízes. É a transição do reino de Davi para Salomão, é tempo de consolidar, aquietar-se. Creio que 2011 será o ano da adoração. Um ano em que deixaremos a colheita de lado e teremos um tempo de contemplação, exatamente como Davi fez nesse salmo 8. Quietude...cura de feridas, restauração. Tempo de esperar, adorar e aguardar em silêncio a salvação do Senhor (Lamentações 3:26)

Vanessa





No hay comentarios: